*Canyon do xingó)



Paisagens, formações rochosas, água cristalina, trilhas ecológicas, Parque Temático da Caatinga, vegetação exuberante e fauna diversificada: isso é Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco – às margens do extenso e famoso rio de mesmo nome.
Navegar por entre as rochas dessa gigantesca muralha encravada no meio do Alto Sertão de Sergipe é algo inesquecível. São vales grandiosos, formando um cânion de 50 m de altura, circundando um lago que, em alguns pontos, atinge até 190 m de profundidade. Ninhais de garças e ilhas fluviais completam o espetáculo.
As rochas guardam vestígios dos primeiros habitantes da região, que ali viveram há mais de oito mil anos. Há também marcas das andanças do bando de foras-da-lei de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, em tempos menos distantes. A trilha de Angico, no município de Poço Redondo, leva à gruta do mesmo nome, local onde morreram Lampião, Maria Bonita e mais nove companheiros.
Localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, o Cânion do Xingó é uma das mais famosas formações rochosas da região, que segue embelezando a paisagem do árido sertão nordestino.
Ali, faz calor o ano todo, mas o vento forte que sopra de dezembro a janeiro torna a temperatura bastante agradável. Já entre os meses de maio e agosto, chove com muita freqüência.

0 comentários:

Postar um comentário